Afinal, quais são os tipos de câncer que mais atingem o aparelho reprodutor masculino?

O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, explica sobre três deles abaixo! Acompanhe.

Câncer de próstata

A próstata é o órgão responsável por produzir o líquido seminal, importante para a nutrição dos espermatozoides. O câncer de próstata se desenvolve a partir de um erro do DNA celular muito estimulado por fatores genéticos e pela testosterona – hormônio masculino.

“Nos estágios iniciais do câncer de próstata raramente os pacientes apresentam sintomas. Por isso, é fundamental manter a rotina de exames em dia para um diagnóstico precoce, com maiores chances de cura”, explica o médico.

Quando os tumores se desenvolvem muito e quando começam a apresentarem sintomas, já estão localmente avançados e podem acometer órgãos vizinhos ou até mesmo, resultar no aparecimento de metástases a distância.

Câncer de pênis

Os tumores de pênis são considerados raros e podem aparecer no órgão em situações de difícil tratamento de uma lesão, um tratamento local inicial com cremes, feridas locais que não cicatrizam. Além disso, a falta de uma boa higiene também pode influenciar no aparecimento da doença. Quando observado algum sinal de alerta, a biópsia para o diagnóstico faz parte da conduta médica.

Em casos em que aparecem sintomas, os mais comuns são: ardência ao urinar, dificuldade de cicatrização de feridas, alguma verrucosidade, coceira, vermelhidão.

Câncer de testículo

Os tumores testiculares se desenvolvem com o aumento e com o endurecimento dos órgãos e raramente apresentam dores.

Esse tipo de enfermidade requer extrema atenção, por se desenvolverem prioritariamente numa faixa etária muito jovem no homem – dos 15 aos 35 anos.

Clique aqui e acompanhe Dr Rafael Stopiglia pelo Instagram.