Os tumores urológicos são, na maioria das vezes, silenciosos. Por isso, é fundamental manter uma rotina de check ups anuais ou na frequência indicada pelo seu médico para um diagnóstico precoce da doença, que possibilita maiores chances de cura.

O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, explica abaixo sobre três cânceres urológicos para ter atenção! Acompanhe.

Câncer de rim:

Os rins têm por objetivo a circulação de sangue e eliminação de impurezas para o funcionamento do organismo. Os órgãos tem aproximadamente 12 cm e mais de um milhão de néfrons – e são nos néfrons que os tumores renais se desenvolvem a partir de uma mutação do DNA celular.

“Os tumores renais desde seu início, via de regra, não apresentam sintomas. Para o paciente apresentar sintomas, o tumor deve apresentar um tamanho muito grande provocando uma invasão no rim, causando dor, aumento da região lombar ou sangramento na urina”, salienta Dr. Rafael.

O diagnóstico é feito a partir da realização de exames de imagem, especialmente, a tomografia computadorizada com o uso de contraste e o tratamento envolve cirurgia: a nefrectomia total ou parcial.

Câncer adrenal

O adrenal é um órgão responsável pela produção de vários hormônios, como, cortisol, mineralocorticoides, adrenalina, noradrenalina, e também alguns hormônios sexuais de menor potência. Está localizado acima dos rins e desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo.

“Quando as glândulas adrenais apresentam tumores, aparecem na região do córtex ou na região medular. Os sintomas são muito variados e dependem diretamente com a região que estão presentes e, às vezes, podem ser assintomáticos”, reforça o médico.

Através de um exame de imagem e exames de sangue é possível diagnosticar os tumores adrenais. Tumores considerados não funcionais de até 4 cm não precisam de cirurgia, mas o paciente deve realizar o acompanhamento anual com seu médico. Já, os tumores produtores necessitam de cirurgia, podendo haver retirada parcial ou total.

Câncer urotelial

Os tumores uroteliais são conhecidos por serem originados na via urinária, sendo esta composta pelo revestimento interno de todo escoamento da urina, desde os pequenos cálices intra-renais, passando pelo ureter, bexiga e uretra.

Clique aqui para seguir Dr. Stopiglia no Instagram!