Silencioso em estágio inicial, o câncer de rim tem suas chances de cura aumentada quando diagnosticado de forma precoce. Dentre os principais fatores de risco para a doença, estão:

• Tabagismo.
  • Obesidade.
  • Hipertensão.
  • História familiar da doença.
  • Doença de Von Hippel-Lindau e diálise.

“O câncer renal não apresenta sintomas. Quando surgem, o tumor já encontra-se em estágio mais avançado”, explica o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.

Sintomas em estágio avançado:

• Sangue na urina: ocorre devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da massa do tumor. O sintoma está presente em 40% a 50% dos pacientes.
  • Dor persistente na região lombar. Os rins localizam-se na parte mais profunda do abdome e, conforme o tumor cresce, pode ocorrer uma pressão na coluna.
  • Perda repentina de peso.
  • Cansaço constante.

Acompanhe abaixo 3 verdades sobre a doença:

1)Tabagismo, obesidade, hipertensão arterial aumentam risco de câncer de rim?

Verdade. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver câncer de rim, e entre eles estão o tabagismo, a obesidade, a hipertensão artéria, o histórico familiar de tumor renal, uso prolongado de analgésicos e outras condições genéticas. Muitas vezes, focamos no fator genético como determinante. Mas, não podemos deixar de avaliar nossa responsabilidade com os hábitos!

2)Câncer de rim é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres.

Verdade. O câncer de rim tem maior incidência nos homens e atinge com mais frequência pessoas entre 55 e 75 anos de idade.

3)O tumor renal, muitas vezes, é diagnosticado por acaso.

Verdade.Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes o paciente é submetido a exames de rotina e o tumor renal é identificado. Por isso, os check ups são fundamentais para um diagnóstico precoce.

Assista ao vídeo e entenda mais sobre o Câncer de Rim!