Silencioso em estágio inicial, o câncer de rim tem suas chances de cura aumentada quando diagnosticado de forma precoce. Dentre os principais fatores de risco para a doença, estão:
- Tabagismo.
- Obesidade.
- Hipertensão.
- História familiar da doença.
- Doença de Von Hippel-Lindau e diálise.
“O câncer renal não apresenta sintomas. Quando surgem, o tumor já encontra-se em estágio mais avançado”, explica o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.
Sintomas em estágio avançado:
- Sangue na urina: ocorre devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da massa do tumor. O sintoma está presente em 40% a 50% dos pacientes.
- Dor persistente na região lombar. Os rins localizam-se na parte mais profunda do abdome e, conforme o tumor cresce, pode ocorrer uma pressão na coluna.
- Perda repentina de peso.
- Cansaço constante.
Acompanhe abaixo 3 verdades sobre a doença:
1)Tabagismo, obesidade, hipertensão arterial aumentam risco de câncer de rim?
Verdade. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver câncer de rim, e entre eles estão o tabagismo, a obesidade, a hipertensão artéria, o histórico familiar de tumor renal, uso prolongado de analgésicos e outras condições genéticas. Muitas vezes, focamos no fator genético como determinante. Mas, não podemos deixar de avaliar nossa responsabilidade com os hábitos!
2)Câncer de rim é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres.
Verdade. O câncer de rim tem maior incidência nos homens e atinge com mais frequência pessoas entre 55 e 75 anos de idade.
3)O tumor renal, muitas vezes, é diagnosticado por acaso.
Verdade.Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes o paciente é submetido a exames de rotina e o tumor renal é identificado. Por isso, os check ups são fundamentais para um diagnóstico precoce.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o Câncer de Rim!