A saúde dos rins é essencial para que o corpo funcione de maneira equilibrada. Afinal, os órgãos possuem a função de filtrar o sangue para eliminar substâncias por meio da urina, como ureia e ácidos orgânicos, que são nocivas quando estão em excesso no organismo.
Por isso, o indivíduo deve ingerir a quantidade correta de água por dia, calculada a partir 30ml por quilo corporal, ou seja, uma pessoa de 70 kg deve beber em média 2100 ml, enquanto alguém de 90 Kg, em torno de 2700 ml. Além da hidratação correta, existem alguns alimentos que quando adicionados à rotina, contribuem para o bom funcionamento dos rins. Confira!
- Pimentão vermelho: o pimentão vermelho é uma excelente fonte de vitaminas C, A e B6, além do ácido fólico e de fibras.
- Alho: o alho reduz o nível de colesterol e as inflamações.
- Clara de ovo: é fonte de vitamina com menor quantidade de fósforo.
- Azeite de oliva: previnem a oxidação e a inflamação.
- Morango: rico em vitamina C, o morango possui manganês e fibras entre suas propriedades.
Além dos alimentos que devem reforçar a saúde de seus rins, existem aqueles que prejudicam seu funcionamento e devem ser evitados em excesso! Anote:
- Embutidos, enlatados e congelados: alimentos industrializados, em geral, costumam ter grande concentração de sódio.
- Pães, massas e doces: esses itens possuem alta quantidade de açúcar e carboidratos, portanto, corroboram para o sobrepeso, que também impacta na saúde renal.
- Carnes, ovos, leite e queijo: pacientes que já sofrem com a perda de função renal, devem ficar atentos a essas fontes de proteína, que podem ser mais difíceis de serem processadas pelos rins.