O câncer de próstata é o principal tipo de câncer que acomete os homens e quando diagnosticado no início, tem altas chances de cura. O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, desmistificou 5 dúvidas que surgem nas consultas e que não passam de mitos! Acompanhe!

 

 

 

  1. O câncer de próstata só de desenvolve em idosos?

 

MITO! A doença pode se desenvolver em homens a partir dos 30 anos de idade, apesar de ser mais comum em idosos.

 

 

  1. O câncer de próstata é sempre curável?

 

MITO. Se for diagnosticado em fases mais avançadas, as chances de cura são baixas. Por isso, é fundamental realizar os exames de toque retal e PSA todos os anos.

 

  1. A cirurgia é a única opção?

 

MITO. A cirurgia é uma das ótimas opções para o tratamento do câncer de próstata, mas existem outras, como a radioterapia. É necessário avaliar cada caso para o tratamento indicado.

 

  1. Se eu não tenho sintomas, não tenho câncer?

 

MITO. É necessário fazer os exames de rastreamento anualmente, pois há alguns tipos de câncer que não apresentam sintomas, como é o caso do câncer de próstata, que apresenta sinais apenas em estágios mais avançados, dificultando as chances de cura.

 

  1. O PSA é o exame mais importante?

 

MITO. O PSA é um exame de sangue que contribui para a descoberta do risco de câncer de próstata em determinados pacientes. Mas, ele precisa ser feito em conjunto com outros exames, como toque retal, ultrassom e biópsia para de fato se chegar no diagnóstico.