Orquiectomia Radical
Cirurgia para remoção de tumores malignos dos testículos com respectivos epidídimos e cordões espermáticos. Consiste em incisão de aproximadamente 5cm na pele da região inguinal de interesse e identificação do cordão espermático. Realização de sua ligadura junto ao anel inguinal externo e retirada em bloco do complexo cordão-testículo-epidídimo. Não se deve realizar esta cirurgia pela bolsa escrotal devido a possibilidade de recorrência local e alteração da drenagem linfática original. Dependendo das condições locais da doença bem como em acordo prévio com o cirurgião, uma prótese testicular de silicone pode ser colocada na mesma cirurgia para fins estéticos.
Orquiectomia Parcial
Cirurgia para remoção de tumores benignos e excepcionalmente de tumores malignos dos testículos. Consiste em incisão de aproximadamente 5cm da pele da região inguinal de interesse e identificação do cordão espermático. Realização de uma ligadura temporária do cordão com clampe específico ou elástico junto ao anel inguinal externo e retirada da lesão. Não se deve realizar esta cirurgia pela bolsa escrotal devido à possibilidade de recorrência local e alteração da drenagem linfática original. Em seguida, procede-se a sutura da parte remanescente do testículo e demais tecidos.
Epididimectomia
Cirurgia para remoção do epidídimo por tumores e excepcionalmente por dores crônicas decorrentes de inflamações. Consiste em incisão de aproximadamente 3 a 4 cm na região central da bolsa escrotal e exteriorização do complexo testículo-epidídimo, na sequência, procede-se a retirada do órgão com parte do ducto deferente.
Vasectomia (Planejamento Familiar)
Cirurgia para esterilização masculina com objetivo de controle de natalidade e planejamento familiar. Consiste na realização de 2 pequenas incisões de aproximadamente 5mm de cada lado da bolsa escrotal. Após isso, identifica-se o ducto deferente de cada lado, que são os responsáveis pela condução dos espermatozoides dos testículos ao exterior do corpo masculino. Procede-se, então, a retirada de um pequeno segmento de cada ducto, bem como a ligadura com fio cirúrgico para interrupção da passagem dos espermatozoides.