Considerado o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Para se ter ideia, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) registrou cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, no período entre 2020 e 2022.

E você sabia que há relação entre o câncer de mama e próstata? O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, explique que assim como o câncer de próstata, o câncer de mama é uma doença hormonal. “Por isso, filhos de mães com câncer de mama tem até 20% mais chance de desenvolver câncer de próstata por herança genética”, reforça o médico.

 

Conheça abaixo outros fatores de risco para o câncer de próstata:

 

1)    Idade: tanto a incidência, quanto a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.

2)     Raça: homens negros, pelo fator genético, são mais propensos ao câncer de próstata.

3)    Hereditariedade: quando três ou mais parentes de primeiro grau são afetados ou dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade ou quando três gerações consecutivas (avô, pai e filho) forem acometidos pela doença. Na presença de alguns desses critérios, o risco de desenvolver a doença é de 50%.

 

“Homens que apresentem fatores de risco, devem iniciar os exames a partir de 45 anos, enquanto os demais a partir dos 50”, lembra Dr. Stopiglia.

A detecção precoce do câncer de próstata e do câncer de mama são extremamente importantes para o aumento das chances de cura.