No dia 11 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, uma data que busca lembrar a sociedade sobre a importância vital de cuidar desse órgão para a saúde e bem-estar.
Os rins desempenham um papel crucial em filtrar resíduos e toxinas do organismo, regulando a pressão arterial, produzindo hormônios essenciais e mantendo o equilíbrio de fluidos.
“Dentro dos rins, existem aproximadamente 1 milhão de estruturas chamadas néfrons, que tem a função de filtrar as toxinas para serem eliminadas através da urina. Quando o paciente possui predisposição ou ingere baixa quantidade de água, esses elementos não são filtrados corretamente e acabam formando as pedras ou até condições mais sérias, reforça o urologista oncológico, Dr.Rafael Stopiglia.
Além disso, os rins podem ser acometidos por tumores, que raramente apresentam sinais até que estejam em um estágio avançado. Para se ter ideia, em 2020, o câncer de rim afetou 431 mil pessoas, segundo estimativas mundiais mais recentes. No Brasil, foram 12 mil casos no mesmo ano. Para 2040, a expectativa é que esse número cresça para 666 mil casos no mundo e para 19,7 mil no Brasil.
Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são as nossas maiores armas contra esta doença. “Se você tem histórico familiar ou fatores de risco, fale com seu médico sobre a melhor forma de monitoramento”, reforça o médico.
Pequenas mudanças no estilo de vida também podem ter um impacto significativo na saúde dos rins.
Cuide da sua saúde e mantenha o acompanhamento com o seu médico urologista.