A prostatite é um termo genérico usado para designar uma “inflamação” ou infecção da próstata, que pode ter relação com uma infecção bacteriana, por isso, prostatite infeeciosa e inflamatória. “A inflamação da próstata pode aparecer subitamente (prostatite aguda) ou permanecer dormente por meses ou até mesmo anos sem causar sintomas (prostatite crônica)”, explica o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.

Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela  bacteriana.

Em determinados casos, a causa é desconhecida. Muitas teorias existem para explicar a possível causa dessa inflamação, porém nenhuma é certa e muitas não são bem entendidas. Entre elas temos:

 

  • Atividade sexual: homens jovens em atividade sexual com inflamação da uretra (uretrite) ou doença sexualmente transmissível (DST), como gonorreia ou chlamydia, são mais prováveis de desenvolver prostatite não bacteriana.
  • Outros agentes infecciosos: a inflamação pode ser relacionada por algum agente infeccioso que os testes ainda não podem detectar.
  • Ansiedade e estresse: essa condição pode causar espasmos do músculo do esfíncter urinário e irritar a glândula prostática ou fazer com que fluídos da uretra retornem para o interior da próstata, irritando os tecidos internos.

 

Sintomas que podem indicar prostatite:

 

  1. Mal estar geral;
  2. Sensação de fraqueza;
  3. Febre;
  4. Calafrios;
  5. Dores;
  6. Ardência ou dificuldade para urinar;
  7. Aumento na frequência ou urgência urinária;
  8. Desconforto na região da bexiga.

 

Apesar de pouco lembrada, a prostatite pode causar sintomas desconfortáveis e que merecem atenção! Por isso, mantenha seus exames de rotina em dia.

Para saber mais e agendar uma consulte, entre em contato com nossa equipe!

Clique aqui para seguir o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram!