Será que o exame de PSA alto sempre indica câncer de próstata? Essa é uma das perguntas frequentes que surgem no consultório.
E a resposta é não!
Apresentar um PSA alto não significa um resultado positivo para câncer.
“O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma enzima produzida pela próstata que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação, e dessa forma facilitar a fecundação.
A maior parte do PSA está no sêmen, mas, quando existe alguma alteração na próstata ele pode ser encontrado no sangue”, explica o urologista oncológico Dr. Rafael Stopiglia.
A partir dessa detecção, é possível identificar se existe algum tipo de lesão na célula prostática, que pode indicar além do câncer de próstata, traumas, inflamações, infecções ou hiperplasia prostática (crescimento benigno da glândula).
“Por isso, é fundamental que o exame de PSA seja associado a outros exames, como toque retal, ultrassom e ressonância magnética, devem ser solicitados para definição do diagnóstico”, relembra o médico.
Vale lembrar também que o câncer de próstata não apresenta sintomas em estágio inicial.
Sendo assim, é necessário fazer os exames de rastreamento anualmente para a detecção precoce e aumento nas chances de cura.
Para saber mais e agendar uma consulte, entre em contato com nossa equipe!
Clique aqui para seguir o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram!