Um dos principais questionamentos que recebemos no Instagram e no consultório é a respeito da segurança e funcionamento da cirurgia robótica.

Dentre as perguntas, a campeã é “A máquina trabalha sozinha?”. E a resposta é “não”!

O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, respondeu as principais perguntas sobre esse procedimento que revoluciona a medicina e traz diversos benefícios ao paciente. Entenda abaixo.

 

Sobre a cirurgia robótica

A Cirurgia robótica é realizada pelo cirurgião através de uma plataforma robótica, formada por uma máquina composta por duas peças e um console. Nela, o cirurgião controla a máquina, acoplada junto à mesa cirúrgica. Realizada de forma minimamente invasiva através de pequenos orifícios criados no paciente para passagem das pinças que são conectadas aos braços do robô, ela traz diversos benefícios.

 

“Os grandes diferenciais tecnológicos nos equipamentos robóticos permitem mais segurança, redução no risco de sangramento e retirada de tecidos e tumores, além de uma alta mais rápida ao paciente”, explica Dr. Rafael.

 

Toda tecnologia é coordenada pelo cirurgião robótico em um console cirúrgico equipado com visão 3D e magnificação visual de 15x. São comandos manuais e pedais que permitem ao cirurgião um alto nível de precisão e refinamento de movimentos.

 

 

Vantagens 

  •  Procedimento é minimamente invasivo;
  •  Técnica mais precisa;
  •  Menor tempo de internação;
  •  Recuperação mais rápida dos pacientes.

 

 

O procedimento depende de critérios avaliados pelo médico.

O câncer é silencioso. Mantenha seus exames em dia. O diagnóstico precoce salva vidas!

 

Clique aqui para seguir o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram.

 

Sobre o Dr. Rafael Stopiglia

Mestre e Doutor em Urologia Oncológica pela Unicamp. Cirurgião Robótico certificado pela Intuitive Surgical Inc., Califórnia, EUA. Membro das Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Urologia (SBU, AUA, EUA)

  • CRM 94897/SP
  • Médico Urologista
  • Mestre e Doutor pela UNICAMP