Quando pensamos em doenças que atingem o universo masculino, logo se pensa no câncer de próstata. E, de fato, é uma das doenças mais graves e com grande incidência nos homens. De acordo com dados revelados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens no Brasil, com 65 mil novos diagnósticos ao ano. Além disso, o Instituto afirma que é o segundo que mais mata entre a população masculina no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. “Com a pandemia, esses números podem ficar ainda mais assustadores, já que muitos homens deixaram de fazer seus exames de rotina”, lembra o urologista Dr. Rafael Stopiglia. O médico afirma, ainda, que o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumentam consideravelmente as chances de cura. “O simples check up anual pode ser o responsável por salvar a vida de muitos homens”, lembra.

Mas, existem também outras doenças que acometem a próstata. Acompanhe:

1)Prostatite

A prostatite atinge cerca de 30% dos homens e geralmente é assintomática. “Quando surgem sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada e vontade frequente para urinar”, afirma dr. Stopiglia.  A doença, caracterizada pelo processo inflamatório ou infeccioso na glândula prostática, interfere no funcionamento do órgão, na liberação do PSA (antígeno prostático específico) e, dessa forma, causa impactos no funcionamento do trato urinário. “Existem vários tipos de prostatite, porém os mais comuns são a aguda e crônica. Enquanto a aguda surge de repente e causa sintomas como febre alta, mal-estar, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo, a crônica pode ser causada por bactérias e infecções, e acarretar apenas um desconforto na região pélvica, ficando anos com o paciente”, afirma.

2) Hiperplasia benigna da próstata (HPB)

A HPB é uma condição benigna caracterizada pelo aumento da próstata devido à ação da testosterona, que surge nos homens, geralmente, a partir dos 50 anos, e leva à obstrução parcial ou total da uretra. “Quando isso acontece, o paciente tem o dia a dia e a vida sexual prejudicados”, afirma dr. Rafael.

Dentre os principais sintomas da HBP, o médico destaca:

– Dificuldades ou dor para urinar;

– Jato fraco de urina;

– Necessidade de fazer força para urinar ou terminar a micção;

– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;

– Urgência urinária.

Em todos os casos, vale lembrar que o acompanhamento com o urologista para o tratamento e diagnóstico precoce é fundamental.