O aumento da próstata acomete, de forma geral e natural, homens acima dos 50 anos de idade.

Na maior parte dos casos, esse aumento é uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, conhecida como HPB – Hiperplasia Prostática Benigna. Porém, é preciso ter atenção a outras doenças como o câncer de próstata e a prostatite. Saiba mais sobre essa condição a seguir.

Prostatite

A prostatite atinge cerca de 30% dos homens e geralmente é assintomática.

“Quando surgem sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada e vontade frequente para urinar”, afirma o urologista Dr. Rafael Stopiglia.

A doença, caracterizada pelo processo inflamatório ou infeccioso na glândula prostática, interfere no funcionamento do órgão, na liberação do PSA (antígeno prostático específico) e, dessa forma, causa impactos no funcionamento do trato urinário.

“Existem vários tipos de prostatite, porém os mais comuns são a aguda e crônica. Enquanto a aguda surge de repente e causa sintomas como febre alta, mal-estar, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo, a crônica pode ser causada por bactérias e infecções, e acarretar apenas um desconforto na região pélvica, ficando anos com o paciente”, afirma o médico.

As formas de tratamento são medicamentosas e cirúrgicas, através do retardo do crescimento ou diminuição.

“O simples check up anual pode ser o responsável por salvar a vida de muitos homens”, lembra Stopiglia.

Para mais informações sobre saúde urológica, clique aqui e siga o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram.