O início de ano é tempo de refazer os checkups, ou seja, exames de rotina e acompanhamento que permitem que o médico tenha uma visão geral da saúde além de identificar possíveis doenças.

Se feito regularmente, eles permitem diagnósticos precoces que aumentam as chances de cura de diversas doenças. Enquanto as mulheres fazem todos os anos exames ginecológicos, os homens fazem exames urológicos para acompanhar a próstata.

 

A próstata é um dos órgãos do sistema reprodutor masculino, fazendo parte das estruturas internas do mesmo, em que se incluem os testículos, vesículas seminais e epidídimo, por exemplo. Do tamanho de uma noz ou de uma castanha e pode pesar cerca de 20-25 gramas, se encontra se acima dos músculos do pavimento pélvico, abaixo da bexiga e à frente do ânus.

 

A próstata não é um órgão essencial – ou seja, é possível viver sem ela. Contudo, as suas funções fazem dela uma das mais importantes glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino, por isso, o checkup anual é essencial para a prevenção e diagnóstico de doenças.

 

Etapas do  check-up:

 

  1. Consulta;

  2. Exame físico, conhecido toque retal;

  3. Exame de sangue laboratorial, conhecido como PSA (nome de uma proteína que a próstata produz no sangue);

  4. Exame de imagem, ultrassom e ressonância magnética de próstata.

 

De acordo com Dr. Rafael Stopiglia, um dos principais especialistas em Urologia Oncológica do Brasil, quando as doenças são descobertas e tratadas logo no começo, a probabilidade de cura é muito maior. Por isso, realizar o check-up é muito necessário, principalmente para a saúde urológica do homem. “No começo, o paciente não tem praticamente nenhum sintoma do câncer de próstata. Então, é muito importante que a gente faça uma detecção precoce do problema para que possamos ter algum tratamento de cura instituído para a resolução do caso”, explica.

Quem deve realizar?

De acordo com Dr. Rafael Stopiglia, é muito importante que os homens façam os exames na idade precoce, ou seja:

Toda a população masculina: deve realizar o exame após os 50 anos de idade;
Com histórico familiar de câncer, como pais, tios, irmãos ou avós: deve realizar o exame após os 45 anos de idade.

Por que realizar o Check-up Urológico com Dr. Rafael Stopiglia?

Segundo o médico, o check-up consiste em consulta, exame de toque com o urologista, coleta do exame de sangue previamente combinado com o laboratório (no próprio local) e realização do ultrassom com o ultrassonografista. “O ultrassom, por exemplo, será feito no próprio local ou muito próximo, para que todos os exames possam ser concluídos em um único dia. Assim, o paciente economiza tempo, já que não precisa ir em um outro dia até o laboratório ou aguardar para receber o resultado de acordo com cada exame”, finaliza Dr. Rafael Stopiglia.

Comece o ano bem e agende já o seu checkup!

Clique aqui para agendar teleconsultas.