No dia 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Fumo, uma data que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O tabagismo ativo e a exposição passiva à fumaça do tabaco estão relacionados ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, entre elas problemas urológicos como o câncer de bexiga e a disfunção erétil.

De acordo com o Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica, fumantes têm 3 vezes mais chances de ter câncer de bexiga do que aqueles que não fumam.

Além do câncer, a disfunção também pode ser mais frequente em fumantes. Isso acontece porque as substâncias nocivas presentes no cigarro afetam os vasos sanguíneos, aumentando a formação de placas nas artérias que dificultam a circulação do sangue para o pênis, e com o passar dos anos há o entupimento dos vasos da região, impedindo que o sangue chegue com força suficiente aos corpos cavernosos a fim de manter a ereção.

 

Por isso, fica o alerta para não fumar. Procure ajuda e tire o vício da sua vida!

Hábitos saudáveis contribuem com a prevenção de diversas doenças!

 

Clique aqui para agendamento de consultas online.

Siga o Dr. Rafael Stopiglia nas redes sociais!