A dificuldade de urinar é mais prevalente entre os homens, embora também possa ocorrer em mulheres. “Geralmente, o sintoma é caracterizado por um fluxo de urina fraco e interrompido, a necessidade de fazer um esforço para começar a urinar, hesitação e uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga”, explica o urologista oncológico Dr. Rafael Stopiglia.

O sintoma, porém, pode ter origem de diversas causas. “É fundamental dar atenção e não ignorar a dificuldade de micção. Além de incômodo, o sintoma pode indicar doenças mais sérias que demandam de urgência no tratamento”, reforça.

Principais causas da dificuldade em urinar

As principais causas incluem:

– Próstata aumentada ou obstruída (hiperplasia prostática benigna);

– Estreitamento do canal urinário (estenose uretral);

– Abertura inadequada da bexiga (estenose da bexiga);

– Bexiga que não se contrai adequadamente (hipocontratilidade do detrusor);

– Doenças inflamatórias e infecciosas;

– Câncer de próstata em estágio avançado.

Além disso, o sintoma pode ser acompanhado de outros sintomas como dor e aumento da frequência. “Acordar durante a noite para urinar é um dos primeiros e mais comuns sintomas experimentados por pacientes com dificuldade na micção”, reforça o médico.

É fundamental buscar a avaliação profissional de um médico assim que esses sintomas aparecerem, juntamente com exames de rotina para detectar quaisquer doenças silenciosas subjacentes.

Clique aqui para acompanhar mais conteúdos do Dr. Rafael Stopiglia.

Sobre Dr. Rafael Stopiglia

Mestre e Doutor em Urologia Oncológica pela Unicamp. Cirurgião Robótico certificado pela Intuitive Surgical Inc., Califórnia, EUA. Membro das Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Urologia (SBU, AUA, EUA)

• CRM 94897/SP
  • Médico Urologista
  • Mestre e Doutor pela UNICAMP

Sobre a Teleconsulta:

Seja atendido onde estiver e em horários exclusivos.
Realizamos teleconsultas urológicas, garantindo conforto, segurança e agilidade no atendimento, sem que você precise sair de sua casa.

• Entre em contato através do nosso WhatsApp, Celular ou Telefone fixo e solicite o dia e horário de agendamento;

• Efetue o pagamento pelo botão no final dessa página ou conforme combinar com a secretária;

• Envie o comprovante de pagamento pelo WhatsApp e pronto! Sua teleconsulta estará agendada!

• Entraremos em contato para saber sua plataforma de preferência para chamada de vídeo.