O período de férias é acompanhado de celebrações e viagens. Mas, a saúde e a prevenção não tiram férias. Por isso, o médico urologista, Membro das Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Urologia (SBU, AUA, EUA), Dr. Rafael Stopiglia separou alguns cuidados urológicos para evitar problemas durante o verão e as doenças urológicas mais comuns dessa época do ano. Acompanhe!

Candidíase genital

A candidíase genital é uma infecção desencadeada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que já existe na região genital, mas que em excesso podem alterar a microbiota genital. Apesar de mais frequente em mulheres, os homens também podem ser acometidos.

Sintomas: coceira genital, ardência, corrimento, vermelhidão e inchaço genital.

Como prevenir: evite roupas íntimas molhadas por muito tempo, mantenha a higiene local, evite duchas de água fortes na região, mantenha a imunidade fortalecida, evite absorventes e prefira roupas íntimas de algodão.

Infecções urinárias

No verão, a perda de líquidos pelo suor e respiração, além da umidade na região íntima contribuem para o desenvolvimento das infecções urinárias. Esses fatores causam um desequilíbrio que propicia o desenvolvimento de infecções.

Sintomas: ardência ao urinar, sangue na urina, febre, urina escura ou com odor forte, peso na bexiga, vontade frequente de urinar.

Como prevenir: beba muita água, utilize água e sabonete após as evacuações, com cuidado no direcionamento do fluxo de água para o enxágue, regularize o ritmo intestinal, pois longos períodos de constipação permitem a proliferação bacteriana pela presença de fezes ressecadas na ampola retal, prefira roupa íntima de algodão.