Você cuida da sua saúde urológica? De acordo com Dr. Rafael Stopiglia, um dos principais especialistas em Urologia Oncológica do Brasil, quando as doenças são descobertas e tratadas logo no começo, a probabilidade de cura é muito maior. Por isso, realizar o check-up é muito necessário, principalmente para a saúde urológica do homem. “No começo, o paciente não tem praticamente nenhum sintoma do câncer de próstata. Então, é muito importante que a gente faça uma detecção precoce do problema para que possamos ter algum tratamento de cura instituído para a resolução do caso”, explica.
Exames
Segundo o especialista, o Check-up Urológico consiste na performance de quatro etapas, essenciais para a detecção de câncer de próstata e garantia de saúde do paciente. São eles:
– Consulta;
– Exame físico, conhecido toque retal;
– Exame de sangue laboratorial, conhecido como PSA (nome de uma proteína que a próstata produz no sangue);
– Exame de imagem, ultrassom e ressonância magnética de próstata.
Quem deve realizar?
De acordo com Dr. Rafael Stopiglia, é muito importante que os homens façam os exames na idade precoce, ou seja:
Toda a população masculina: deve realizar o exame após os 50 anos de idade;
Com histórico familiar de câncer, como pais, tios, irmãos ou avós: deve realizar o exame após os 45 anos de idade.
Por que realizar o Check-up Urológico com Dr. Rafael Stopiglia?
Segundo o médico, o check-up consiste em consulta, exame de toque com o urologista, coleta do exame de sangue previamente combinado com o laboratório (no próprio local) e realização do ultrassom com o ultrassonografista. “O ultrassom, por exemplo, será feito no próprio local ou muito próximo, para que todos os exames possam ser concluídos em um único dia. Assim, o paciente economiza tempo, já que não precisa ir em um outro dia até o laboratório ou aguardar para receber o resultado de acordo com cada exame”, finaliza Dr. Rafael Stopiglia.