A bexiga hiperativa (BH), conhecida popularmente como bexiga nervosa, afeta entre de 15 a 20% da população e é uma condição urológica em que existe a vontade súbita e urgente de urinar, além da necessidade frequente de ir ao banheiro durante o dia e a noite. Esse quadro pode estar ou não associada a incontinência urinária.

Isso acontece porque o músculo detrusor contrai-se inapropriadamente durante a fase de enchimento da bexiga. Entre os problemas que podem desencadear, estão:

– Lesões traumáticas de medula espinhal;
– Hérnias de disco;
– Esclerose múltipla;
– Infecção urinária;
– Cálculos na bexiga; entre outros.

Ao observar alguns dos sinais a seguir, procure seu urologista!

– Urgência para urinar;
– Aumento da frequência de micções (dia e noite, podendo ter intervalos menores de 30 minutos);
– Incontinência urinária por não chegarem a tempo no banheiro;
– Vontade frequente de urinar durante a noite, chamada de nictúria.

Como diferenciar bexiga hiperativa e incontinência urinária de esforço?

Bexiga hiperativa: o paciente possui sensação de urgência, mesmo sem realizar esforço.

Incontinência urinária de esforço: ao receber uma pressão na barriga por esforço, como tossir, evacuar, pular, espirrar ou correr, o paciente perde pequenas quantidades de urina. Nesses casos, não há a sensação de urgência e ocorre de maneira involuntária.

Tratamento

A bexiga hiperativa afeta a qualidade de vida do paciente, mas não traz riscos à saúde. Esse problema pode ser tratado através de técnicas de fisioterapia e eletroestimulação, além de medicamentos, que podem contribuir com a recuperação da contração do músculo da bexiga. Geralmente, o paciente é instruído a cortar a ingestão de líquidos no final da tarde e evitar micções noturnas, e a realizar exercícios para fortalecer o assoalho pélvico.

Você sabia?

É comum acreditar que os sintomas urinários fazem parte do processo normal de envelhecimento. Porém, a incontinência urinária não é normal e pode acometer ambos os sexos, independente da faixa etária.