A Uro-Oncologia é um braço da urologia, que atua com foco de atuação a neoplasias genito-urinárias, ou seja, uma especialidade dedicada a detectar e tratar cânceres de bexiga, rim e ureter, testículos, pênis, glândulas adrenais e de próstata, o tipo que mais afeta a população do sexo masculino.

Vale lembrar que todos os tipos de câncer aumentam as chances de cura quando diagnosticados de forma precoce. Por isso, é fundamental fazer acompanhamento médico com exames de rotina e manter hábitos saudáveis que contribuem com a manutenção da saúde e prevenção de muitas doenças.

A urologia oncológica é uma superespecialização. O Urologista Oncológico está antenado com as constantes transformações de todas as conquistas da área médica e se dedica fortemente a essas novas tendências, bem como essas novas técnicas cirúrgicas. Ele também acompanha de forma global o paciente, com menos necessidade de uma oncologista clínico, que deve ser consultado em caso de quimioterapia ou opinião médica”, explica o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.

Tumores urológicos

Os tumores urológicos, em sua maioria, não apontam sintomas ou sinais no início da doença. Clique abaixo em cada um dos links para saber mais sobre as doenças:

– Câncer de Próstata

– Câncer de Rim

– Câncer de Bexiga

– Câncer de Adrenal

– Câncer de Pênis

– Câncer de Testículo

– Câncer de Urotelial

Por isso, é fundamental ter o diagnóstico precoce para buscar maiores chances de cura.

Sobre Dr. Rafael Stopiglia

Mestre e Doutor em Urologia Oncológica pela Unicamp, Cirurgião Robótico certificado pela Intuitive Surgical Inc., Califórnia, EUA e Membro das Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Urologia (SBU, AUA, EUA).