Você sabia que o que caracteriza a formação de um tumor é o crescimento anormal de células?
Na prática, eles podem ser diferenciados por suas formas, através da análise de exames e avaliação do médico.
“De maneira geral, o tumor benigno possui características bem definidas, formas mais regulares e simétricas e, apesar de seu crescimento, nunca ofendem os órgãos ao redor. Já o tumor maligno, tem estrutura irregular e formas assimétricas, e são capazes de causar metástase e destruir outros órgãos próximos, podendo levar o paciente à óbito”, explica o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.
Tumores urológicos
Os cânceres urológicos são manifestações neoplásicas malignas que atingem os tecidos e órgãos relacionados com o sistema urinário feminino e masculino, e genital masculino.
Assim como qualquer outro tipo de câncer que pode ser desenvolvido no organismo humano, existem diversos fatores que influenciam o aparecimento dos tumores urinários, como o fator genético e hereditário.
Além disso, existem alguns hábitos que podem aumentar as chances de desenvolver a doença: o tabagismo, o uso excessivo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, uma alimentação desequilibrada, falta de higiene e a negligência no tratamento de algumas infecções aumentam o risco do desenvolvimento doenças.
Veja abaixo alguns dos tumores urológicos:
– Câncer de Próstata
– Câncer de Rim
– Câncer de Bexiga
– Câncer de Adrenal
– Câncer de Pênis
– Câncer de Testículo
– Câncer de Urotelial
Vale lembrar que diversos tipos de cânceres são silenciosos e por isso, é preciso manter os exames de rotina para ajudar no diagnóstico precoce e início do tratamento com maiores chances de cura.
Acesse mais notícias do blog aqui!