Cerca de 30% dos adultos do Brasil será obeso em 2030, aponta a Federação Mundial da Obesidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é apontada como um dos maiores problemas de saúde pública, e desencadeia diversas outras doenças, podendo levar o paciente a óbito.

Mas, será que existe relação entre a obesidade e as doenças urológicas? O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia explica que sim! Entenda.

Entenda a relação entre a obesidade e as doenças urológicas

A obesidade tem uma importante relação com as doenças urológicas, e por isso estão se tornando mais frequentes. São elas:

– Litíase renal (cálculo),

– Hiperplasia Prostática Benigna;

– Incontinência Urinária;

– Disfunção Erétil;

– Infertilidade;

– Câncer de Rim.

No caso das pedras nos rins, por exemplo, Dr. Rafael explica que o nosso sangue passa pelos rins, onde o excesso de água e as toxinas presentes no organismo são filtrados. “No caso de uma pessoa com obesidade, que possui um volume maior de líquidos e de substâncias tóxicas, os órgãos precisam trabalhar mais para fazer a filtragem e algumas substâncias podem “sobrar”, formando as pedras”, reforça.

Além disso, pessoas obesas têm uma maior propensão a contrair outras doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, que também podem causar danos aos rins ao longo do tempo.

Por isso, é importante acompanhamento médico e mudança de hábitos, especialmente para a prevenção de diversas doenças.

Cuidar da sua saúde é fundamental para ter um corpo saudável e uma qualidade de vida!