Endometriose do Trato Urinário
O que é?
Endometriose é uma doença ginecológica complexa e pode acometer o trato urinário: rins, ureteres e mais comumente a bexiga. Trata-se basicamente do aparecimento e funcionamento do endométrio, que é a camada de revestimento interno do útero feminino, em outros locais, tais como: cavidade abdominal, pélvica, peritônio, intestinos e bexiga. As teorias para o aparecimento da endometriose nestas áreas incluem menstruação retrógrada, disseminação linfática ou hematogênica de células endometriais, metaplasia celômica ou fatores genéticos e imunes.
Sintomas
Na endometriose urinária, o tecido endometrial pode crescer e se desenvolver fora do útero, sofrendo inclusive ação dos hormônios femininos do ciclo menstruação/ovulação, podendo gerar sintomas como dor na bexiga, queimação e/ou vontade frequente para urinar, dores pélvicas, dores durante as relações sexuais, especialmente nos períodos do ciclo menstrual, ou mesmo dificuldade para engravidar.
Diagnóstico
Devido ao fato de apresentar sintomas ginecológicos comuns, porém não normais, como cólicas menstruais, alterações do ciclo menstrual, o diagnóstico normalmente é retardado por anos.
Por isso, a história clínica apurada e exame físico minucioso são cruciais para o diagnóstico. Exames laboratoriais habituais e dosagem do marcador Ca-125 podem ajudar, mas são os exames de imagem os padrões ouro na sua identificação. Estes exames de imagem são Ultrassonografia transvaginal e principalmente ressonância magnética pélvica dedicadas à pesquisa de endometriose. Contudo, mesmo assim, esse diagnóstico pode ser muito difícil, podendo ainda ser necessário a utilização de métodos diagnósticos invasivos como cistoscopia ou mesmo videolaparoscopia.
A videolaparoscopia para endometriose na bexiga é muito utilizada para diagnosticar a doença, onde são observados os órgãos pélvicos, inclusive a bexiga e os ureteres à procura de implantes, nódulos ou aderências provocadas pela endometriose.
Tratamento
O tratamento para endometriose urinária depende da idade, desejo de ter filhos, intensidade dos sintomas e do tamanho das lesões. Para tratamento clínico medicamentoso podem ser utilizados pílulas anticoncepcionais ou bloqueadores hormonais na tentativa de diminuir a endometriose na bexiga. Porém, frequentemente a cirurgia para retirada total ou parcial da bexiga pode ser necessária, por via aberta, videolaparoscópica ou robótica.