Incontinência Urinária Feminina
O que é?
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra com ou sem esforços.
Algumas doenças como diabetes e diversas alterações neurológicas podem causar descontrole do funcionamento da bexiga e determinar perda urinária sem esforços físicos. Contudo, aqui nos ateremos à incontinência urinária por esforços, fato este que ocorre devido à fatores de risco como idade, número de partos vaginais, menopausa, enfraquecimento da musculatura pélvica e histórico familiar.
Sintomas
O quadro clínico clássico se dá com a perda de urina pela realização de esforços como tosse, espirros ou carregamento de pesos. Nestes casos há aumento da pressão abdominal e consequente reflexo sobre a pelve com momentâneo abaixamento da bexiga e da uretra, determinando a perda em maior ou menor volume. Ao cessar o processo de esforço, a perda urinária não ocorre mais.
Diagnóstico
Para o diagnóstico deste problema deve-se considerar história clínica apurada, bem como exame físico minucioso para pesquisa de alterações anatômicas da pelve feminina, qualidade dos tecidos genitais e verificação da perda urinária ao solicitar que a paciente proceda aumento da pressão abdominal com tosse, por exemplo.
Exames laboratoriais sanguíneos e urinários são necessários. O padrão ouro para o diagnóstico da incontinência urinária é a Avaliação Urodinâmica, que identifica e quantifica tal perda.
Chamamos de perda urinária leve a pequena quantidade de escape urinário com grandes esforços empregados. Ao contrário, a perda grave se caracteriza por perdas consideráveis de urina aos mínimos esforços.
Tratamento
Nos casos de perdas leves ou discretas, um monitoramento clínico pode ser realizado, ou até mesmo o emprego de sessões de fisioterapia muscular pélvica com objetivo do fortalecimento dessa estrutura para a melhora da condição. Para as situações de perdas moderadas, formas minimamente invasivas podem ser empregadas como aplicações de substâncias oclusivas peri-uretrais com objetivo de minimizarem ou resolverem o problema.
Para as graves perdas de urina, a melhor forma de tratamento é a cirurgia modernamente conhecida como Sling Uretral.
Essa cirurgia e feita através de incisão da região superior da vagina e colocação de fita (Sling) suportando a uretra, evitando sua mobilidade e consequente perda urinária. Com alta eficácia, este método e o mais resolutivo para tal problema.
Fale conosco