Tumor Urotelial da Uretra
O que é?
A uretra é órgão tubular que comunica a bexiga com o meio exterior permitindo a eliminação da urina. Nas mulheres, a uretra é mais curta, apresentando aproximadamente 3cm de comprimento. Já nos homens, a uretra tem cerca de 15cm e é dividida didaticamente em 4 partes a saber: peniana, membranosa, bulbar e prostática.
Os tumores da uretra são em sua maioria uroteliais. São mais raros que seus similares em outros órgãos do sistema urinário e desenvolvem-se a partir de erros estruturais do DNA celular ou também por agentes externos ao organismo como tabagismo, contato com tintas e venenos a base de aminas aromáticas.
Sintomas
Normalmente, esses tumores crescem para o interior da uretra, podendo determinar o aparecimento de sangue na urina ou mesmo obstruir totalmente o canal causando dores semelhantes à cistite e problemas de escoamento da urina.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com exames de imagem ou visualização endoscópica (cirúrgica) da lesão.
Tratamento
A remoção total da uretra configura o padrão ouro de tratamento. Com isso, faz-se necessário desviar o caminho de escoamento urinário através de um orifício supra púbico na pele até a bexiga e colocação de bolsa urinária coletora ou, em caso de retirada da bexiga, realiza-se sua substituição por um segmento de intestino delgado. Em último caso, se nenhum dos procedimentos acima puderem ser feitos, coloca-se uma sonda no rim, chamada Nefrostomia. Em casos de tumores grandes ou infiltrativos nas camadas musculares profundas da uretra ou da pelve, além da cirurgia de retirada, quimio e/ou radioterapia podem ser necessários. Mais recentemente, pode-se recorrer a medicamentos alvo moleculares ou outros denominados imunoterápicos para casos de doença avançada com metástases.