Vasectomia
Dentre os métodos para planejamento familiar no controle da prole, a vasectomia é um método cada vez mais popular, por ser o mais simples e definitivo dos métodos cirúrgicos.
Essa operação pode ser feita com anestesia local e tem por objetivo interromper definitivamente através de ligadura do canal, chamado de ducto deferente, a passagem dos espermatozoides dos testículos para a uretra. Assim, o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais, mas sem espermatozoides.
Tratamento
Habitualmente, após o procedimento o homem sente-se bem e o pós-operatório é bem tranquilo. Vasectomia é um método de contracepção cirúrgica extremamente seguro, rápido e não requer internação hospitalar.
Reforço que, por um período, os homens ainda podem engravidar mesmo após a cirurgia, pois espermatozoides estão presentes no líquido seminal da próstata no momento da esterilização. Após 2-3 meses, não há mais espermatozoides no sêmen, fato que deve ser confirmado por exame de espermograma, atestando a eficácia da cirurgia, a ausência de espermatozoides no líquido seminal e consequente impossibilidade de gravidez pelo homem.