Saber e entender como será a vida após uma cirurgia é algo fundamental para os pacientes perderem o medo e se sentirem mais seguros em relação ao procedimento. Por isso, o urologista oncológico Dr. Rafael Stopiglia explica brevemente sobre a recuperação após a Prostatectomia Robótica. Veja a seguir.

O que é?

A cirurgia robótica de câncer de próstata é um procedimento que envolve uma máquina que tem quatro braços, controlados e monitorados num console pelo cirurgião. “É a cirurgia mais moderna que temos à disposição hoje em dia. Os grandes benefícios são: maior precisão na realização da cirurgia, menores danos nos tecidos próximos à próstata, portanto menos efeitos colaterais, uma taxa de sangramento muito pequena.

 

Tempo de recuperação

De acordo com o médico, essa tecnologia contribui com a redução no tempo de hospitalização. “O paciente vai embora após 1 ou 2 dias aproximadamente e tem um tempo reduzido de volta ao trabalho e às suas atividades habituais”, reforça.

Após a Prostatectomia Robótica, o paciente fica com uma sonda no canal da urina e pode ou não ficar com um dreno, um pequeno tubo saindo pelo abdome. Este tem a função de evitar acúmulo de líquidos no abdome e permitir que o urologista identifique precocemente complicações.

No dia seguinte da cirurgia, recomendamos que, caso esteja se sentindo bem, receba alta; caso contrário, reavaliamos o paciente no dia seguinte. A maioria dos pacientes permanece internado por cerca de 24 à 48h.  O paciente fica com uma sonda no canal da urina por 5 a 7 dias, a qual pode ser retirada no consultório.

É recomendado, ainda, repouso relativo, ou seja, evitar atividade física moderada e intensa nos primeiros 15 dias após a cirurgia, e também afastamento do trabalho nesse período.  Após, o paciente pode voltar gradualmente a suas atividades, e geralmente, está plenamente recuperado após 4 a 6 semanas.

 

Clique aqui e nos siga no Instagram para mais conteúdos relacionados à saúde!