De acordo com o urologista Dr. Rafael Stopiglia, tanto a hemodiálise quanto a diálise são técnicas que promovem a remoção das substâncias tóxicas que ficam retidas quando os rins deixam de funcionar adequadamente, ou seja, elas filtram o sangue. “No caso da diálise ocorre a retirada de líquido e toxinas como ureia e creatinina do paciente com insuficiência renal, além de poder corrigir distúrbios no pH, no sódio e no potássio sanguíneos, entre outros”, explica.
Além disso, a diálise não trata a doença renal, mas substitui os rins que estão com seu funcionamento prejudicado. “Normalmente, ela é indicada para pacientes que apresentam deficiência no funcionamento de seus rins, sendo que os dois rins juntos apresentam menos do que 10% de sua capacidade funcional quando se indica o início do tratamento dialítico”, conta.
Segundo o especialista, a hemodiálise é feita através de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. “Geralmente, ela tem duração média de três a quatro horas, e precisa ser realizada três vezes por semana”, completa.
Esses procedimentos curam o rim?
Dr. Stopiglia: Não. A diálise ou a hemodiálise é um tratamento que substitui a função do rim que nesse momento não está acontecendo. Então, é uma máquina que substitui no funcionamento e filtração renal, portanto, não vai tratar o rim que parou de funcionar, e sim o organismo, para eliminar as impurezas. Eles acham que a hemodiálise vai tratar a doença renal terminal deles.
Por quanto tempo eu vou ficar fazendo diálise?
Dr. Stopiglia: Até você receber um transplante, se tiver condição, ou para o resto da vida infelizmente. Como é um tratamento que substitui os rins que não funcionam, a pessoa tem que fazer continuamente. Quem poderá, eventualmente, receber um transplante no futuro, para de fazer a hemodiálise, mas se não receber, deve continuar.
Posso fazer a diálise em casa?
Dr. Stopiglia: Não. Deve ser feito em um centro de nefrologia, com as máquinas adequadas para hemodiálise ou o cateter adequado para a diálise peritoneal, que tem uma diferença. Então não pode ser realizado em casa.