Falta de libido, dificuldade de emagrecimento, irritabilidade e sono conturbado. Você se identifica com esses sintomas? Eles podem indicar a necessidade de reposição hormonal, um assunto rodeado de tabus e dúvidas por muitos homens, mas que cada dia mais se mostra comum nos consultórios.

O hipogonadismo, distúrbio em que os testículos passam a produzir menos testosterona, está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos. Porém, mesmo assim, muitos homens sentem resistência em procurar ajuda médica!

“O tratamento de reposição hormonal pode ser necessário e contribuir para a qualidade de vida, além de ser indolor e não gerar desconfortos ao paciente”, explica o urologista Dr. Rafael Stopiglia.

O que é DAEM?

O Declínio Androgênico do Envelhecimento Masculino é caracterizado pelo período que marca a redução das taxas de testosterona no organismo, o que pode acarretar alterações no organismo como:

☑️Redução do desejo sexual;

☑️ Menos ereções espontâneas;

☑️ Redução da fertilidade;

☑️ Aumento da gordura corporal;

☑️Redução de massa e força muscular;

☑️ Diminuição da densidade óssea;

☑️ Perda de pelos do corpo;

☑️ Mudanças emocionais;

☑️ Alteração no sono.

Qual a função da testosterona?

A testosterona é um dos hormônios mais importantes no organismo dos homens. Isso porque, além de ser responsável por controlar o desenvolvimento das características sexuais masculinas e as funções de reprodução do corpo, ela também tem papel decisivo no bem-estar físico e mental.

Alimentação e libido

A alimentação também pode contribuir para a queda do hormônio, além de hábitos como sedentarismo e tabagismo. Alguns alimentos possuem componentes capazes de reduzir a libido se consumidos em excesso. “Vale lembrar que para quem não quer derrubar a libido, a dica é evitar comer e beber em excesso, que podem causar sonolência e sensação de estômago pesado”, afirma o médico. Veja a lista:

– Doces;

– Álcool;

– Brócolis;

– Laticínios;

– Gordura hidrogenada;

– Menta;

– Água tônica.

Em caso de sintomas, procure ajuda do seu urologista!