Uma taça de vinho realmente faz bem para a saúde? Afinal, existe relação entre o vinho e a prevenção do câncer de próstata? Essas são dúvidas frequentes que chegam nas redes sociais e também no consultório.
“Existe um composto do vinho tinto, proveniente da casca vermelha da uva que é o resveratrol, polifenol e um potente antioxidante, que evita inflação e reduz o risco de morte celular, por isso, de forma geral, contribui com a prevenção dos cânceres, especialmente, os hormonais, como o câncer de mama e de próstata”, salienta o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.
É o que aponta também um estudo publicado na revista Cancer Science, que demonstrou que o resveratrol (um composto químico encontrado em uvas, folhas de uva e vinho) pode aumentar a eficácia da radiação para destruir as células cancerosas da próstata.
Os pesquisadores revisaram 930 artigos publicados e resumos e selecionaram 17 estudos que atenderam a diretrizes rigorosas. Esses estudos avaliaram 611.169 sujeitos combinados. A equipe publicou suas descobertas na revista Clinical Epidemiology.
Os resultados da meta-análise foram misturados para os amantes do vinho. No geral, o consumo moderado da bebida não aumentou o risco de câncer de próstata. Mas, os resultados variaram com base na cor dos vinhos. Os bebedores de vinho branco enfrentaram um ligeiro aumento no risco de câncer de próstata. Os bebedores de vinho tinto enfrentaram uma queda de 12% no risco de câncer de próstata.
Os pesquisadores acreditam que suas descobertas exigem mais estudos sobre como o vinho branco e o vinho tinto podem afetar as células em um nível molecular.
Consulte sempre um médico para o consumo de álcool e beba com moderação.
Vale ressaltar que o câncer de próstata é silencioso. Por isso, mantenha hábitos saudáveis e os exames de rotina em dia.
Clique aqui e siga Dr. Rafael Stopiglia no Instagram.