Apesar de raro, o câncer de pênis é um tumor com incidência maior em homens a partir dos 50 anos, apesar de também acometer jovens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

 

E você sabia que existem medidas preventivas que podem reduzir significativamente o risco de desenvolvimento da doença? O urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia, explica algumas delas:

  1. Higiene Pessoal:

 

Manter uma boa higiene na área genital é crucial para evitar o câncer de pênis. A higienização do órgão reduz a acumulação de secreções e pele morta, diminuindo também o risco de infecções e irritações.

 

  1. Evitar o HPV:

 

O vírus do papiloma humano (HPV) está associado a um risco aumentado de câncer de pênis. O uso do preservativo durante relações sexuais e a vacinação contra o HPV ajudam na prevenção.

 

  1. Evitar o Tabagismo:

 

Fumar aumenta o risco de muitos tipos de câncer, incluindo o de pênis.

 

  1. Check-ups Regulares:

 

Consultas médicas regulares e autoexames podem ajudar na detecção precoce de qualquer anormalidade, aumentando as possibilidades de tratamento.

 

  1. Atenção aos Sinais:

 

Qualquer alteração na pele do pênis, como lesões, erupções, inchaços ou mudanças na cor, deve ser avaliada por um médico.

 

Embora não seja possível prevenir todos os casos de câncer de pênis, adotar essas medidas pode ajudar a reduzir significativamente o risco.

 

Cuide-se e esteja atento à sua saúde!

 

Diga o Dr. Rafael Stopiglia nas redes sociais clicando aqui!