O câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens no Brasil, com 65 mil novos diagnósticos ao ano, de acordo com dados revelados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A doença, caracterizada pelo crescimento desordenado das células da próstata, de maneira geral, não apresenta sinais. Por isso, é fundamental manter os exames com o urologista em dia para o diagnóstico precoce, que aumenta de forma considerável as chances de cura.

Acompanhe abaixo 3 curiosidades sobre o câncer de próstata.

1. Câncer de próstata é uma doença hereditária

Ter algum parente em sua família com o diagnóstico pode potencializar o seu sinal de alerta. Se algum parente próximo teve câncer de próstata, o paciente terá duas vezes mais chance de desenvolver a doença.

1. A idade do paciente tem relação coma agressividade do tumor de próstata

Há alguns casos em que podemos considerar que o tumor é mais agressivo: quando o diagnóstico do câncer de próstata acontece antes dos 50 anos de idades e quando o paciente morre antes dos 60 anos, em decorrência ao câncer de próstata.

Além disso, essas situações também aumentam a chance de o tumor ser consequência de uma alteração genética e, consequentemente, pode ser passada hereditariamente.

1. Atividade física é recomendada para pacientes com câncer de próstata

Sair do sedentarismo e manter uma rotina de exercícios diária são fundamentais para todas as pessoas, principalmente para evitar o desenvolvimento ou o agravamento de algumas doenças. Além disso, manter uma dieta saudável, com alta ingestão de frutas, verduras, legumes e manter um bom controle de peso corporal, são fundamentais para qualidade de vida e bem-estar. De maneira geral, a atividade física é benéfica para pacientes com câncer de próstata, mas cada caso deve ser avaliado pelo médico.

Para mais informações sobre saúde urológica, clique aqui e siga o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram.