O Diabetes é uma doença muito prevalente, que atinge cerca de 10 a 12% da população. De acordo com os dados da 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF, existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo. A prevalência global de diabetes atingiu 9,3%, com mais da metade (50,1%) dos adultos não diagnosticados, com o diabetes tipo 2 sendo responsável por cerca de 90% de todas as pessoas com diabetes.

“É uma doença caracterizada pelo aumento da glicemia, o aumento do açúcar no sangue, que pode causar inúmeras alterações. O aumento do açúcar no sangue altera a circulação microscópica, a inervação microscópica de vários órgãos e vários sistemas do organismo”, explica o urologista.

Acompanhe 4 alterações urológicas relacionadas à Diabetes:

• Na mulher, por exemplo, o Diabetes pode determinar infecção urinária de repetição, ou seja, aumento da incidência do quadro, que pode acontecer diversas vezes ao ano. “Vale lembrar que Diabetes e Infecção não se combinam. O Diabetes é uma doença que favorece a infecção: todas (pulmonares, urinárias, várias delas), e as infecções por si alteram o Diabetes. Portanto, vira um ciclo vicioso difícil de quebrar”, explica dr. Stopiglia.
  • Já os homens, incluindo os jovens, podem ter a temida Disfunção Erétil, ou seja, problema de desempenho sexual, popularmente conhecida como impotência. “O Diabetes acaba por lesar a circulação peniana e os pacientes podem ter disfunção erétil ou impotência pelo Diabetes”, afirma.
  • Ambos, homens e mulheres, também com anos de Diabetes, podem ter a sua bexiga tendo um mau funcionamento, o que é conhecido como disfunção miccional.
  • Por fim, o Diabetes é a 3ª causa de insuficiência renal crônica. Isso pode levar a diálise e eventualmente ao transplante renal. “Uma das 3 causas, junto com o tabagismo e a pressão alta, de perda de função renal, é o Diabetes”, finaliza o urologista.