Adrenalectomia Total
Cirurgia para remoção completa da glândula Adrenal acometida por tumores benignos secretores anormais de hormônios ou mais raramente por tumores malignos.
A cirurgia convencional é feita de maneira aberta, através de uma incisão subcostal, localizada na porção inferior e paralela a última costela ou lombar na lateral do abdome de interesse.
Já a cirurgia vídeo laparoscópica é a retirada total da glândula Adrenal de forma minimamente invasiva. São feitas 4 ou 5 pequenas incisões de 1cm cada, denominadas portais, em locais pré-definidos no abdome, para introdução de uma câmera, que permite a visualização direta dos órgãos internos e pinças para o trabalho do cirurgião com o mesmo objetivo da cirurgia convencional.
Avídeo laparoscopia robótica assistida, ou simplesmente cirurgia robótica é outra forma de cirurgia minimamente invasiva, também com os 4 ou 5 portais e pinças ligados ao robô, aparelho com 4 braços mecânicos, todos controlados pelo cirurgião em um console de comando, também com o mesmo objetivo que as cirurgias aberta e vídeo laparoscópica pura.
É importante ressaltar que uma das incisões das cirurgias minimamente invasivas pode ser ampliada para a retirada da peça cirúrgica.
Adrenalectomia Parcial
Cirurgia para remoção parcial da glândula Adrenal acometida por tumores benignos secretores anormais de hormônios ou mais raramente por tumores malignos.
- A cirurgia convencional é feita de maneira aberta, através de uma incisão subcostal, localizada na porção inferior e paralela a última costela ou lombar na lateral do abdome de interesse.
- Já a cirurgia vídeo laparoscópica é a retirada parcial da glândula Adrenal de forma minimamente invasiva. São feitas 4 ou 5 pequenas incisões de 1cm cada, denominadas portais, em locais pré-definidos no abdome, para introdução de uma câmera, que permite a visualização direta dos órgãos internos e pinças para o trabalho do cirurgião com o mesmo objetivo da cirurgia convencional.
- E, a vídeo laparoscopia robótica assistida, ou simplesmente cirurgia robótica é outra forma de cirurgia minimamente invasiva, também com os 4 ou 5 portais e pinças ligados ao robô, aparelho com 4 braços mecânicos, todos controlados pelo cirurgião em um console de comando, também com o mesmo objetivo que as cirurgias aberta e vídeo laparoscópica pura.
É importante ressaltar que uma das incisões das cirurgias minimamente invasivas pode ser ampliada para a retirada da peça cirúrgica.