Depois da cantora Anitta ter revelado que sofre de “cistite de lua de mel”, as buscas pelo termo cresceram subitamente na internet.

Apesar de desconhecido por muitos, o tema é importante e merece atenção! Por isso, o urologista Dr. Rafael Stopiglia explica o que é e quais os sintomas da “cistite de lua de mel”. Entenda!

O que é?

A “Cistite de lua de mel” ou “síndrome do namorado novo” são nomes populares para uma infecção que acomete a uretra e a bexiga, após uma relação sexual.

“Essa infecção acontece quando as bactérias do canal vaginal e/ou intestinal se deslocam para a uretra durante o ato. Geralmente, trata-se da bactéria Echeríchia Coli, que frequentemente habitam a região perineal, entre a vagina e o ânus e se deslocam durante a relação em decorrência da fricção intensa entre os órgãos sexuais e o surgimento de pequenos traumatismos”, explica Dr. Stopiglia.

É mais comum em mulheres?

Sim! De acordo com o médico, essa infecção acomete mais as mulheres devido a posição anatômica da uretra, que fica muito próxima da entrada da vagina e do ânus, pode facilitar o deslocamento das bactérias e, assim, o desenvolvimento da cistite de lua de mel. “Essa infecção é mais comum em mulheres, já que pelo fato da uretra ser mais curta (cerca de 5cm), as bactérias têm acesso a ela mais facilmente. Nos homens, o comprimento da uretra é de aproximadamente 12 centímetros”, reforça  médico.

Sintomas

A “Cistite de lua de mel” pode causa sintomas como ardor e desejo repentino de urinar mesmo com a bexiga vazia. Em casos mais graves, pode ocorrer febre e dor abdominal.

Como evitar?

Para evitar o quadro, o urologista recomenda esvaziar a bexiga (fazer xixi) após a relação para minimizar as chances de infecções no trato urinário.

Tratamento

Ao apresentar sintomas, a paciente deve procurar atendimento médico para avaliação clínica. O tratamento, geralmente, é feito com antibióticos e precisa ser avaliado caso a caso.

Acesse mais matérias do blog aqui. Clique!