A dificuldade para urinar e a redução na quantidade ou na força do jato de urina podem ser sinais comuns de câncer de próstata.

“Devido à localização da próstata, que envolve o canal urinário, é comum que alterações ao urinar sejam alguns dos primeiros sintomas percebidos. Isso pode se manifestar como uma dificuldade ou demora para começar a urinar, além de uma diminuição no fluxo, como se apenas pequenas quantidades de urina pudessem ser expelidas por vez”, reforça o urologista oncológico, Dr. Rafael Stopiglia.

Além disso, o paciente pode sentir a necessidade de ir ao banheiro com mais frequência, especialmente à noite, e a sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, mesmo após urinar. Dores ou ardência durante a micção também são possíveis sintomas.

Manter hábitos saudáveis ao longo da vida, incluindo na terceira idade, é fundamental para preservar a qualidade de vida e a saúde. Práticas saudáveis podem ajudar a prevenir doenças crônicas e reduzir o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Segundo estudos internacionais, 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida e 1 em cada 35 morrerá da doença. Essa doença é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes homens, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.

Os fatores de risco incluem: 

  • Idade avançada (a partir de 50 anos):

Portanto é recomendável que homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devam começar a fazer os exames de rotina com o médico urologista aos 50 anos.

  • Raça e histórico familiar da doença:

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5ng/ml devem repetir o exame anualmente. É importante ressaltar que resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas não são suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável uma avaliação médica detalhada e criteriosa.

Clique aqui e siga o Dr. Rafael Stopiglia no Instagram.