O Câncer de Pênis, apesar de raro, representando cerca 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem (INCA), merece atenção, principalmente por ser uma doença que pode ser prevenida!

De acordo com o médico urologista oncológico, membro da Sociedade Brasileira, Americana e Europeia de Urologia, Dr. Rafael Stopiglia, as manifestações mais comuns desse tipo de câncer são feridas ou úlceras persistentes, tumores ou gânglios na virilha (que pode indicar metástase). “Feridas que não cicatrizam naturalmente por muito tempo ou até com tratamento, podem ser suspeitas de câncer de pênis. Nesses casos, a biópsia é mandatória para fechamento do diagnóstico”, explica.

 

Entenda os sintomas

“Os sintomas dos tumores de pênis são pouco pronunciados e vagos, como ardência, dificuldade de cicatrização de uma ferida, coceira, vermelhidão. É preciso estar atento ao tempo desses sintomas e procurar ajuda médica”, alerta o especialista.

 

Formas de prevenção

Além de raro, o câncer de pênis é uma doença que pode ser prevenida a partir de alguns hábitos. Dr. Rafael Stopiglia explica alguns:

 

– Higienização correta

É fundamental a limpeza diária do órgão com água e sabão, especialmente após as relações sexuais e ensinar os meninos desde criança sobre a importância da higiene íntima;

– Cirurgia de fimose

Em casos em que a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica, a higienização do órgão fica dificultada por impedir a exposição da cabeça do pênis. Por isso, é preciso checar com o urologista a necessidade cirúrgica;

-Uso de preservativo

Para quem tem relações com diferentes parceiros sem o uso de camisinha tem o risco aumentado de desenvolver a doença. Além disso, o preservativo diminui a chance de outras doenças como o vírus HPV e HIV.

 

Tratamento