Afinal, você sabe qual é a diferença entre a hiperplasia benigna e o câncer de próstata?

A hiperplasia prostática benigna é uma condição em que há aumento do número de células da próstata, que desencadeiam um aumento no volume da mesma. Ou seja, a condição é benigna, e afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos e até 80% dos pacientes com mais de 90 anos (SBU).

Vale lembrar que a HPB não tem chances de evoluir para um câncer de próstata e não representa uma predisposição para a doença.

Hiperplasia benigna da próstata (HPB)

A HPB é uma condição benigna caracterizada pelo aumento da próstata devido à ação da testosterona, que surge nos homens, geralmente, a partir dos 50 anos, e leva à obstrução parcial ou total da uretra. “Quando isso acontece, o paciente tem o dia a dia e a vida sexual prejudicados”, afirma dr. Rafael.

Dentre os principais sintomas da HBP, o médico destaca:

– Dificuldades ou dor para urinar;

– Jato fraco de urina;

– Necessidade de fazer força para urinar ou terminar a micção;

– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;

– Urgência urinária.

Já o câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento desordenado das células da próstata. De acordo com dados revelados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens no Brasil, com 65 mil novos diagnósticos ao ano.

Dr. Rafael Stopiglia afirma que o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta consideravelmente as chances de cura. “O simples check up anual pode ser o responsável por salvar a vida de muitos homens”, lembra.