“É com essa frase que iniciamos nossa campanha de Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, responsável por mais de 60 mil novos casos/ano e cerca de 15 mil mortes”, diz Dr. Rafael Stopiglia. De acordo com o Inca, esse tipo de tumor está atrás apenas do câncer de pele não-melanoma e alguns deles pode crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e levando à morte.

Os números ainda assustam, principalmente pelo fato de que muitos desses casos poderiam ser evitados com um simples diagnóstico precoce.

Ainda hoje, existem homens que tem receio e tabus que os impedem de fazer os exames de rotina. “A grande questão é que quando detectado no início, o câncer de próstata tem altas chances de cura. Neste mês, vou disponibilizar uma série de informações importantes sobre a doença aqui nas redes sociais. Acompanhe e crie coragem: seja protagonista da sua vida. Cuide-se, a prevenção salva vidas!”, lembra Dr. Stopiglia.

Mas, afinal: o que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. “Quando há o crescimento desordenado de células, podem surgir os tumores e a glândula endurece”, esclarece o médico.

Além disso, ele explica que o câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos e na fase inicial, não apresenta sintomas. “Em 95% dos casos, os sinais do câncer de próstata aparecem em estágio avançado”.

O médico explica, porém, que a maioria dos casos se desenvolve de forma tão lenta, que podem levar cerca de 5 anos para atingir 1 cm³. Por isso, o checkup urológico e o diagnóstico precoce são tão importantes.

Câncer de Próstata apresenta sintomas?

Depende! “Em fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa e normalmente não apresenta nenhum sinal. Quando surgem os sintomas, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura”, afirma o médico.

Nesses casos, os sinais se assemelham muito ao crescimento benigno da próstata, conhecido como de HPB. São eles:

– Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente;

– Dificuldade para urinar;

– Urinar em gotas ou jatos sucessivos;

– Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;

– Vontade incontrolável de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia;

– Dor na parte baixa das costas ou abaixo dos testículos;

– Problemas na ereção;

– Sangue na urina ou no esperma;

– Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.

Não espere os sintomas! Seja corajoso e previna-se!