Os rins são órgãos responsáveis por funções vitais, como filtrar o sangue para eliminar, por meio da urina, substâncias nocivas para o nosso organismo. “Eles produzem cerca de 200 litros de um pré-filtrado a partir do sangue nas 24 horas. Porém, 99% disso é reaproveitado, sendo eliminado 1% ou cerca de 2 litros de urina nesse período”, explica o médico urologista Dr. Rafael Stopiglia. É por isso que manter uma dieta saudável, com alimentos naturais e evitar industrializados e refeições muito gordurosas contribuem para o bom funcionamento desses órgãos e para evitar sobrecarga nos rins.

Além disso, os rins são órgãos que também fazem a depuração, ou seja, o metabolismo de diversos medicamentos utilizados no dia a dia e, portanto, eles podem sofrer sobrecarga. “Os medicamentos que mais afetam os rins são os anti-inflamatórios. Por isso, precisamos ter atenção e ter em mente o uso racional destes medicamentos”, explica Dr. Stopiglia.

Além disso, alguns antibióticos também são nefrotóxicos, ou seja, não fazem bem em excesso para os rins. “Medicamentos de rotina que usamos também como: paracetamol, dipirona, devem ser usados com parcimônia. Os rins podem ser sobrecarregados e, a longo prazo, anos após, eles podem desenvolver insuficiência renal,” salienta o urologista.

De acordo com o médico, uma dieta saudável é fundamental para evitar ou controlar doenças como diabetes tipo 2 e hipertensão, doenças que causam desequilíbrios no organismo e afetam diretamente os rins.

Conheça alguns hábitos que ajudam a prevenir a saúde dos seus rins:

Beba água!

Calcule a média de 35ml por quilo e verifique quantos litros você precisa beber durante um dia.

Evite sódio e potássio em excesso

Eles contribuem para sobrecarregar as funções dos rins.

Faça ingestão moderada de bebidas alcoólicas

Elas prejudicam os órgãos quando consumidas em excesso e frequência.

Fuja do cigarro

O cigarro causa placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue, aumentando a pressão e, como consequência, sobrecarregando os rins.