As conhecidas pedras nos rins ou cálculos renais atingem 10% da população, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Porém, o que você sabe sobre o assunto? Neste post, explicamos cada detalhe. Leia mais a seguir.

Afinal, o que é cálculo renal?

Os rins funcionam como um filtro, ou seja, ele é o responsável por descartar o que não serve para o organismo e reabsorver aquilo que é benéfico, principalmente água e sais minerais. Quando a quantidade de água ingerida é reduzida e a pessoa já tem histórico familiar, fato este em que os rins liberam uma quantidade maior de Cálcio na urina, surgem as pedras em 90% dos casos.

Além disso, os cálculos renais não são iguais e existem quatro tipos que podem acometer o paciente, como: cálculo de cálcio (que é o mais comum entre a população brasileira), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica chamada de cistinúria), cálculo de estruvita (que pode atingir um tamanho maior e levar à obstrução dos pontos do sistema urinário) e o cálculo de ácido úrico (que ocorre, em maioria, em pacientes do sexo masculino).

O paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

– Cólicas nas costas e na parte inferior do abdômen;
– Ardência e dificuldade para urinar;
– Infecção urinária;
– Presença de sangue na urina;
– Febre, náusea e vômitos.

Tratamento

Nesses casos, medicamentos são usados para tratamento dos sintomas, sejam eles dor, náuseas e vômitos. Além disso, outros medicamentos, originalmente utilizados para tratamento de aumento de próstata, também podem ser usados com a finalidade de dilatação do diâmetro do ureter facilitando a eliminação do cálculo.

Em casos de pedras maiores, existe a possibilidade de indicação da retirada cirúrgica dos cálculos através da fragmentação dos mesmos com ondas de choque (litotripsia extracorpórea) para, posteriormente, serem eliminados na urina. Existem diferentes técnicas para esse procedimento, como:

– Cirurgia aberta para acesso ao rim, ureter e bexiga;
– Cirurgia videolaparoscópica;
– Cirurgia endoscópica, em que aparelhos que acessam a bexiga, ureter e rim internamente, além de fibras óticas e laser para fragmentação e remoção dos cálculos sem necessidade de incisões no organismo.

Você sabia?

Como é um problema de filtração renal, questões alimentares não devem ser mudadas para prevenção. Contudo, aumento da ingestão de cítricos como limão e laranja são benéficos para diminuir este problema, enquanto as bebidas com gás são prejudiciais. Para prevenir o cálculo renal:

– Beba muita água;
– Reduza o sódio na alimentação;
– Diminua o consumo de proteína animal.