Tumor Urotelial da Bexiga

O que é?

A bexiga é um órgão único em forma de pera ou mesmo esférico, oco e com a finalidade de ser o reservatório urinário. Pode acomodar mais de 500 ml de urina por horas até que possa ser eliminada.   Os tumores da bexiga, em mais de 95% dos casos, são uroteliais e se desenvolvem a partir de erros estruturais do DNA celular ou também por agentes externos ao organismo como tabagismo, contato com tintas e venenos a base de aminas aromáticas.

Sintomas

Normalmente, esses tumores crescem para o interior da bexiga, podendo determinar o aparecimento de sangue na urina ou mesmo causar dores semelhantes a cistite, com ardência urinária, sensação de não esvaziamento da bexiga e problemas de escoamento da urina.

Diagnóstico

Após história clínica e exame físico, o diagnóstico é feito com exames de imagem ou visualização endoscópica (cirúrgica) da lesão.

Tratamento

A remoção de parte da bexiga, Cistectomia Parcial é conduta de exceção, sendo a Cistectomia Radical o tratamento principal para esta patologia. Caso todo órgão precise ser removido, sua substituição por um segmento de intestino delgado pode ser realizada para manutenção do armazenamento e eliminação urinária.

Além da cirurgia de retirada, quimio e/ou radioterapia podem ser necessários, em complementação à cirurgia ou, até mesmo, como tratamento isolado, caso o procedimento não possa ser realizado. Mais recentemente, medicamentos alvo moleculares ou outros denominados imunoterápicos para casos de doença avançada com metástases podem ser utilizados.

Fale conosco

Perguntas Frequentes

A urologia oncológica é uma superespecialização. O Urologista Oncológico está antenado com as constantes transformações de todas as conquistas da área médica e se dedica fortemente a essas novas tendências, bem como essas novas técnicas cirúrgicas. Ele também acompanha de forma global o paciente, com menos necessidade de uma oncologista clínico, que deve ser consultado em caso de quimioterapia ou opinião médica.

Sim, caso os tumores sejam diagnosticados em uma fase inicial da doença, que compreende o aparecimento apenas no interior da próstata sem que tenha ocorrido o extravasamento para o exterior, como em gânglios e órgãos. Além disso, se o tratamento for realizado rapidamente, a chance de cura é praticamente total.

No estágio inicial da doença, o câncer de rim normalmente não apresenta sinais. De forma mais tardia, os principais sintomas são: dor lombar, sangue na urina de forma visível e, nos estágios mais avançados, o paciente apresenta sensação de caroço na altura dos rins.

O câncer de bexiga é uma doença complexa que envolve fatores de risco para o seu aparecimento, principalmente sociais e externos ao organismo. Entre eles estão: tinta, tabaco, amina aromática, defensivo agrícola, alimento industrializado e defumado. Quando consumidas ou em contato com o organismo, essas substâncias podem determinar alteração da genética da via urinária em longo prazo

O aumento da próstata ocorre de forma natural em praticamente todos os homens a partir dos 50 anos de idade. Esse aumento pode ser maior ou menor em vista de características genéticas. Conforme o homem envelhece, a próstata aumenta ao ser estimulada pelo hormônio masculino testosterona. As formas de tratamento são medicamentosas e cirúrgicas, através do retardo do crescimento ou diminuição.

As pedras nos rins ou cálculos renais atingem até 15% da população. Elas são adquiridas por características de herança genética através de um defeito na filtração do sangue. Dessa forma, ocorre uma cristalização da urina. Portanto, não é um problema metabólico de ingestão de alimentos.  Saiba mais sobre aqui.

A perda urinária é involuntária e pode acontecer em qualquer momento da vida. A Incontinência Urinária pode ser dividida entre dois tipos. São eles:

– Incontinência de Esforço: há perda urinária ao tossir, espirrar ou durante uma risada e ao carregar peso. Está ligada à idade e ao desgaste da musculatura pélvica, como partos e etc. O tratamento geralmente é cirúrgico.

– Incontinência de Hiperatividade: a bexiga funciona mais do que o normal. Está ligado com ansiedade, doenças neurológicas e diabetes. O tratamento é clínico e medicamentoso.

A vasectomia, cirurgia de esterilização masculina, tem como objetivo tratar cirurgicamente o homem para que ele não tenha mais filhos através da ligadura dos canais que levam os espermatozoides dos testículos até a próstata para serem eliminados. Dessa forma, a ligadura impede a passagem dos espermatozoides e, portanto, o homem não tem grandes problemas, como dificuldade de ereção e desempenho. Ou seja, o homem continua ejaculando, já que o gel continua sendo produzido pela próstata. A cirurgia é bastante segura e impede a gravidez.

A Cirurgia robótica é realizada pelo cirurgião através de uma plataforma robótica, formada por uma máquina composta por duas peças e um console. Nela, o cirurgião controla a máquina, acoplada junto à mesa cirúrgica. As pinças que trabalham no paciente são controladas pelos braços e esse por sua vez pelo cirurgião. A cirurgia robótica não apresenta contato do cirurgião com o paciente, e é indicada por apresentar alta tecnologia e precisão. Normalmente indicada para: cirurgias laparoscópica, rim, próstata e bexiga.

É uma avaliação basicamente global, especialmente focado na pesquisa de diagnósticos eventuais de doenças na próstata masculina. É uma monitorização anual que deve ser feita para todos os homens ao redor dos 50 anos de idade. Para os aqueles que tiveram problemas em suas famílias com outros parentescos com doenças de próstatas, esses devem fazer aos 45 anos de idade. Porém, já aos 40, alguns exames já podem ser realizados, principalmente os laboratoriais e os de imagem.