Apesar de todos os órgãos serem importantes, existem cinco deles que são vitais, ou seja, que nos garantem a vida. São eles: cérebro, coração, rins, fígado e pulmões, que trabalham no comando e na condução de líquidos e nutrientes pelo organismo.

E você sabia que o coração tem relação direta com os rins? O bom funcionamento de um influencia diretamente no outro. “Pacientes com doenças cardíacas, por exemplo, tem mais chance de desenvolver problemas renais e vice-versa”, explica o urologista Dr. Rafael Stopiglia.

Ainda de acordo com o urologista, enquanto a função do coração é bombear o sangue para todo o corpo, os rins têm o papel de filtrar e limpar o sangue, a fim de remover resíduos e controlar a pressão sanguínea.

 

“Quando o coração deixa de bombear sangue corretamente e de forma eficaz, os rins, por serem órgãos bastante vascularizados, acabam por sofrer com a redução do fluxo de sangue e, assim, ter sua função reduzida”, afirma o médico. Além disso, o contrário também acontece:  um rim com perda de função pode acarretar elevação na pressão arterial, fazendo com o que o coração precise bombear contra pressões mais altas e, assim, aumentar a carga de trabalho, ressalta.

 

Para preservar os órgãos, o urologista explica que existem alguns cuidados que podem ser tomados, como:

* Reduzir o consumo de sódio;

* Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e com alta quantidade de açúcares;

* Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas;

* Praticar atividades físicas regularmente;

* Evitar o estresse e promover uma boa saúde mental.

Lembre-se: o cuidado com a saúde é um conjunto de fatores que, juntos, ajudam no bem-estar e longevidade!