A próstata possui uma função importantíssima na saúde masculina, pois a glândula é a responsável por fabricar o líquido prostático, que desempenha um papel de proteção aos espermatozoides para uma probabilidade maior de fecundação. Além disso, a próstata merece cuidados no decorrer da vida, já que pode ocorrer incidências de doenças na glândula, como o câncer de próstata, prostatite aguda, prostatite crônica e a hiperplasia prostática benigna. Mas, como saber quando ocorre o mal funcionamento?

De acordo com o urologista Dr. Rafael Stopiglia, os problemas na próstata podem ocorrer em qualquer fase da vida, mas a glândula merece maior atenção a partir dos 45 e 50 anos de idade, já que em poucos casos desenvolvem sintomas em primeiro momento. Por isso, o paciente precisa ter contato com o urologista e ficar atento para o momento de maior cuidado, que ocorre na faixa etária mencionada acima. Neste post, você confere alguns sintomas que podem ser indicadores de problemas na próstata:

Câncer de próstata

Por ser uma doença silenciosa, o paciente pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso é tão importante realizar os exames de prevenção. Porém, em estágios mais avançados, os sintomas podem ser:

– Disfunção erétil;
– Sangue ao urinar ou ejacular;
– Necessidade de urinar a toda hora;
– Nictúria (micção em excesso no período da noite);
– Dor no quadril, nas costas, nas coxas, nos ombros ou ossos;
– Fluxo urinário fraco ou interrompido.

Prostatite aguda

A inflamação na próstata pode desencadear sintomas, como:
– Dor na região genital e pélvica;
– Febre;
– Tremores;
– Dor na virilha;
– Mal-estar;
– Urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Na prostatite crônica, que é o desenvolvimento da prostatite aguda, os sintomas são os meses, mas podem durar meses. Além disso, o tratamento se torna mais difícil de ser realizado.

Hiperplasia prostática benigna

O aumento da próstata é comum e benigno, e pode ser causado pelo aumento do número de células da glândula. Entre os sintomas, estão:

– Dor ao urinar;
– Fluxo urinário fraco;
– Retenção de urina;
– Necessidade frequente de urinar;
– Necessidade de fazer mais força para urinar;
– Micção excessiva no período da noite.

Atenção!

Em caso de sintomas, procure um urologista. Também não deixe de fazer o acompanhamento preventivo para o câncer de próstata. Cuide da sua saúde!