Quanto tempo demora para voltar à vida normal, após Prostatectomia Robótica?

A cirurgia robótica é largamente utilizada nos tratamentos de câncer de próstata realizados nos EUA e vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Atualmente é considerada a técnica mais avançada e precisa para tratamento cirúrgico de Câncer de Próstata.

Entre os benefícios dessa modalidade estão a melhor visualização e maior precisão proporcionada pelo robô, quando comparamos com a técnica convencional.

E, para o paciente, o uso de técnica minimamente invasiva proporciona menor agressão, possibilitando, por exemplo o retorno mais precoce às suas atividades cotidianas, menor tempo de hospitalização, menor risco de impotência e incontinência, além de menor dor durante o pós-operatório.

Porém, existem cuidados a serem tomados, a fim de evitar complicações.

Após a Prostatectomia Robótica, o paciente fica com uma sonda no canal da urina e pode ou não ficar com um dreno, um pequeno tubo saindo pelo abdome. Este tem a função de evitar acúmulo de líquidos no abdome e permitir que o urologista identifique precocemente complicações.

No dia seguinte a cirurgia, recomendamos que, caso esteja se sentindo bem, receba alta; caso contrário, reavaliamos o paciente no dia seguinte. A maioria dos pacientes permanece internado por cerca de 24 à 48h.  O paciente fica com uma sonda no canal da urina por 5 a 7 dias, a qual pode ser retirada no consultório.

Recomendamos ainda repouso relativo, ou seja, evitar atividade física moderada e intensa nos primeiros 15 dias após a cirurgia, e também afastamento do trabalho nesse período.  Após, o paciente pode voltar gradualmente a suas atividades, e geralmente, está plenamente recuperado após 4 a 6 semanas.

Embora a recuperação seja rápida na maioria dos casos, alguns pacientes podem evoluir mais lentamente, dependendo da idade, doenças associadas, sensibilidade e limiar de dor, técnica cirúrgica, e outros fatores.